Data

Válido até: 16 Outubro 2026

Preço

Desde: 2045€

Operador

Detalhes do Programa

1º DIA        MP    PORTO OU LISBOA – TIRANA
Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida com destino a Tirana. Chegada e transfer ao hotel. Resto de dia livre para um primeiro contacto com a cidade em constante transformação que exibe uma mistura fascinante de arquitetura colorida do período pós-comunista, marcos históricos e uma energia jovem e moderna. Jantar e alojamento.

Nota: Se os passageiros chegarem depois das 21h, possibilidade de jantar frio no quarto.

2º DIA        MP    TIRANA / ELBASAN / OHRID
Pequeno-almoço. Visita a Tirana, a capital da Albânia, onde terá a oportunidade de descobrir uma cidade conhecida pelos seus edifícios coloridos. Na Praça Skanderbeg, visita à Mesquita Et'hem Bey, que graças ao seu valor histórico se conservou durante a época comunista. Nos arredores, encontram-se outros monumentos como a Ópera, a chamada Torre do Relógio e o Palácio da Cultura, bem como as catedrais ortodoxa e católica. De seguida, continua para o Boulevard dos Mártires Nacionais. Neste local, conheça um pedaço da vida quotidiana do antigo ditador Enver Hoxha visitando a pirâmide. Passeie pelo distrito de Blloku, o bairro mais popular entre os jovens, os comércios e os cafés. De seguida, continua por Elbasan até à fronteira com a Macedónia, onde, pouco depois, chega a Ohrid, declarada Património Mundial pela UNESCO. Jantar e alojamento.

3º DIA        MP    OHRID
Pequeno-almoço. Visita à cidade de Ohrid, declarada Património Mundial pela UNESCO e situada no lago com o mesmo nome. O lago é o mais profundo da Europa e o segundo do mundo. Também chamada a Jerusalém dos Balcãs, pois há nada menos que 365 igrejas e mosteiros na cidade e nos arredores. Se desejar, de forma opcional, desfrute de um tranquilo passeio de 20 minutos nas margens do majestoso Lago Ohrid, um dos lagos mais antigos e profundos da Europa. Deixe-se envolver pela beleza natural da paisagem, com águas cristalinas que refletem o céu e montanhas que emolduram o horizonte. Durante o percurso, poderá admirar a arquitetura histórica da cidade, respirar ar puro e capturar momentos inesquecíveis em frente a um dos recantos mais encantadores dos Balcãs. De tarde, visita ao Mosteiro de São Naum, um complexo bizantino e centro de peregrinação fundado em 905 por São Naum de Ohrid, situado na pitoresca margem sul do Lago e famoso pela sua arquitetura, tranquilidade e a vista panorâmica sobre o lago. Aqui não só se encontra o mosteiro, mas também as nascentes do Lago Ohrid. Jantar e alojamento.

4º DIA        MP    OHRID / ADEGA CIFLIK / TESSALÓNICA
Pequeno-almoço. Saída em direção à Adega Ciflik, boutique hotel e restaurante com vinha própria e adega, para degustar os excelentes vinhos macedónios. De seguida, continua a viagem para a Grécia, berço da democracia e da filosofia ocidental, um país europeu que fascina pelo vasto legado histórico-cultural, pelas milhares de ilhas paradisíacas e pela localização estratégica no Mediterrâneo. Durante a tarde, chegada ao hotel em Tessalónica, a segunda maior cidade da Grécia e uma vibrante metrópole portuária na Macedónia Central com uma rica história bizantina, romana e otomana, sendo hoje um importante centro cultural, comercial e universitário. Jantar e alojamento.

5º DIA        MP    TESSALÓNICA / VERGINA / KALABÁKA
Pequeno-almoço. Visita por Tessalónica. Explore a Torre Branca, marco mais icónico de Tessalónica, uma estrutura cilíndrica do final da Idade Média, originalmente parte das fortificações da cidade e mais tarde usada como uma notória prisão, que hoje funciona como um museu e oferece uma vista panorâmica da zona ribeirinha; a antiga muralha da cidade e algumas famosas igrejas bizantinas antigas. De seguida, visita às singulares escavações de Vergina, que se tornaram mundialmente famosas em 1977 pela descoberta de túmulos reais macedónios – incluindo o que se pensa ser o de Filipe II, pai de Alexandre, o Grande – confirmando o local como a antiga capital real de Egas (Aigai); e mais para sul, com o maravilhoso pano de fundo da "montanha dos deuses", o Monte Olimpo. Chegada a Kalabáka. Jantar e alojamento.

6º DIA        MP    KALABÁKA / IOANNINA / SARANDE
Pequeno-almoço. De manhã, visita a um Mosteiro de Meteora, um do complexo de seis mosteiros ortodoxos ativos e suspensos no ar, construídos sobre enormes pilares de arenito e classificado como Património Mundial da UNESCO. Continua para Ioannina, que se encontra a uma altitude de cerca de 480m na margem ocidental do Lago Pamvótida, localizado na região de Epiro, é famoso por acolher a Ilha de Ioannina – a única ilha habitada em lagos gregos – e estar intimamente ligado à história da cidade e à lenda de Ali Paxá. Visita ao centro histórico, que se encontra numa península e está rodeada pelas Muralhas da Fortaleza de Frourio, uma impressionante fortificação de pedra que envolve a Cidade Velha da cidade, com uma história que remonta à era bizantina e que serviu como o centro de poder de Ali Paxá durante o período otomano. Por fim, contemple a Mesquita de Aslan Pasha (exterior), construída em 1618 no castelo. Este marco otomano atualmente alberga o Museu Etnográfico Municipal, instalado na histórica Mesquita e exibe a rica história cultural e as tradições folclóricas da região de Epiro. Sob a mesquita, encontram-se as catacumbas e prisões onde foram executados muitos resistentes durante o período turco. De seguida, cruza a fronteira com a Albânia e chega a Sarande. Jantar e alojamento.

7º DIA        MP    SARANDE (BUTRINT / KSAMIL)
Pequeno-almoço. Viagem para as escavações de Butrint (Buthrotum), protegidas pela UNESCO, onde se conserva um dos batistérios mais magníficos da antiguidade na zona da Igreja Oriental. A riqueza da comunidade local, em tempos de Justiniano, fica patente no melhor mármore de Proconésia e nas colunas de granito egípcio. No regresso, paragem em Ksamil, uma encantadora e popular localidade costeira e turística no sul da Albânia famosa pelas praias de águas azul-turquesa e quatro pequenas ilhas rochosas, integradas no Parque Nacional de Butrint. Jantar e alojamento.

8º DIA        MP    SARANDE / GJIROKASTER / BERAT
Pequeno-almoço. A caminho de Gjirokaster, paragem na nascente cárstica Olho Azul (Syri i Kalter), uma maravilha natural conhecida pelas suas águas de um azul intenso e cristalino que emergem de uma fenda subterrânea de profundidade ainda desconhecida. Continuação para Gjirokaster, declarada Património Mundial pela UNESCO, e visita da cidade, incluída a fortaleza. Continuação para Berat. Jantar e alojamento.

9º DIA        MP    BERAT / ADEGA COBO / TIRANA
Pequeno-almoço. Conhecida pela arquitetura histórica e beleza cénica, Berat é também conhecida como a "Cidade das Mil Janelas" devido às muitas janelas grandes das casas antigas mobiladas com vista para a cidade. Com mais de 2.400 anos de história, está considerada uma das cidades mais antigas da Albânia. Visita ao centro histórico, considerado Património Mundial da UNESCO, composto por três bairros principais: Mangalemi, famoso pelas suas casas de "mil janelas"; Gorica, situado na margem oposta do rio Osum; e Kala, a acrópole onde se encontra o castelo propriamente dito e que ainda é habitada. Visitar o "Kala" requer uma íngreme caminhada por um trilho empedrado, mas os que consigam chegar ao cume serão recompensados com uma bela vista dos arredores. Visita ao Museu Iconográfico "Onufri", museu nacional na Albânia dedicado à arte bizantina e pós-bizantina, que exibe uma notável coleção de ícones e objetos litúrgicos de igrejas e mosteiros, destacando-se as obras do renomado pintor albanês do século XVI Onufri e do seu filho Nikola. Este museu encontra-se na Catedral da Assunção de Santa Maria, a principal igreja de uma diocese, dedicada ao dogma católico de que a Virgem Maria, no fim da sua vida terrena, foi elevada ao céu em corpo e alma. De seguida, visita à Mesquita Vermelha, uma das mais antigas ruínas de mesquitas na cidade, notável pelo seu minarete solitário e por ter sido construída pouco depois da conquista otomana da Albânia, e à Igreja da Trindade, um notável exemplar de arquitetura bizantina medieval do século XIV e um ícone da cidade no exterior das muralhas do castelo e conhecida pela sua forma de cruz e a impressionante posição na encosta da colina. Depois do forte, visita ao Bairro de Mangalemi, caracterizado pelas casas otomanas brancas empilhadas na encosta da colina do castelo e pelas ruelas estreitas e empedradas. Passagem para o outro lado do rio Osumi e encontra o bairro de Gorica, o pitoresco bairro cristão conhecido por ser a parte mais calma, silenciosa e bucólica da cidade. A ligação entre Gorica e Mangalemi é feita pela Ponte Gorica, um marco icónico originalmente construída em madeira em 1780 (reconstruída em pedra no início do século XX), sendo uma das pontes otomanas mais antigas da Albânia e envolta em lendas locais. Tempo livre para passear. Regresso a Tirana com paragem na Adega Cobo. A família Cobo tem uma longa tradição vinícola e os seus vinhos são elaborados exclusivamente com uvas albanesas, destacando-se as castas nativas como a Pulëz e a Shesh i Zi (tintas) ou a Çobo e a Debina (brancas). Na adega, oportunidade de degustar estes excelentes vinhos, incluindo o famoso Shesh i Bardhë e o Shesh i Zi, e conhecer alguns dados interessantes sobre a sua produção, aprendendo sobre as técnicas tradicionais e modernas utilizadas. Jantar e alojamento.

10º DIA        SA    TIRANA – PORTO OU LISBOA 
Pequeno-almoço. Tempo livre até à hora do transfer para o aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo com destino à sua cidade de origem. Chegada. Fim dos nossos serviços.

Nota: A informação sobre o transfer será fornecida pelo guia acompanhante no dia antes do final do circuito
 

Notas

Tarifa base Swiss e Austrian em classe S. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 173€. Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva. Os voos selecionados poderão não incluir bagagem de porão e/ou cabine.

Notas:
* Minimo 2 participantes
* O programa poderá realizar-se no sentido inverso, podendo o mesmo sofrer alterações, respeitando sempre o conteúdo do programa de visitas e entrada.
* Os quartos individuais podem ser mais pequenos do que os quartos duplos.
* Na maioria dos hotéis não existem quartos triplos. Deste modo, a 3ª pessoa ficará alojada numa cama extra (em muitos casos, sofá-cama ou divã) em quartos duplos.
* Visitas opcionais reservadas e pagas localmente com o guia

SERVIÇOS INCLUÍDOS:
- Pequeno-almoço e 9 Refeições (sem bebidas)
- Guia acompanhante em espanhol desde o dia 2
- Imposto municipal

ENTRADAS INCLUIDAS:
- Mosteiro São Naum em Ohrid
- Igreja de Santa Peribleptos em Ohrid 
- Prova de vinhos Adega Ciflik
- Vergina
- Meteora (1 mosteiro)
- Butrint
- Fortaleza de Gjirokaster 
- Olho Azul
- Fortaleza de Berat
- Prova de vinhos Adega Cobo


Pedido de Reserva